História

A NOSSA HISTÓRIA


O desejo da Igreja Evangélica Baptista do Cacém de criar um infantário já era um sonho que vinha da década de 70. No entanto, por várias dificuldades o “sonho” foi sendo adiado. 

 

Os passos mais concretos para a concretização deste sonho foram dados em Abril de 1982, por sugestão do Pr. Júlio Sérgio Felizardo, com a criação de uma primeira Comissão de Trabalho para estudar a viabilidade desse objectivo, aproveitando a disponibilidade das instalações da Igreja durante a semana. Fizeram parte desta Comissão os irmãos Licínio Pires Lobo, Maria do Rosário Oliveira, Maria Ofélia Felizardo e Maria Hortense Alves.

Entretanto a Igreja mobilizou-se para o levantamento de fundos para a obra, através de uma oferta sacrificial de amor, e da criação do Grupo de Amigos do Infantário, já em 1985.


A Igreja elegeu uma nova Comissão de Trabalho em Março de 1986 constituída por Maria Odete Gomes, Carlos Alberto Simões e Ana Maria Costa. Esta Comissão apresentou à Igreja um primeiro relatório sobre o futuro Infantário e, em Julho do mesmo ano, foram efectuados os primeiros contactos com a Direcção Regional de Lisboa da Segurança Social e aprovado pela Igreja o início da construção das Instalações. 

No dia 9 de Novembro de 1986 a Igreja Evangélica Baptista do Cacém votou por unanimidade a organização de uma Fundação de Solidariedade Social denominada “Centro Social Baptista”, aprovando os seus Estatutos. 

Os primeiros Órgãos Sociais foram eleitos a 11 de Janeiro de 1987, sendo o Conselho de Administração presidido pelo então Pastor da Igreja, Júlio Sérgio Felizardo, secretariado por Maria Odete Gomes, sendo seu tesoureiro Gracindo Machado Lopes. Como membros do Conselho Fiscal ficaram os irmãos: José da Costa Silva como presidente, Álvaro Rodrigues Guimarães e Fernando Mónica da Costa como vogais.

No dia 21 do mesmo mês foi celebrada a Escritura do Centro Social Baptista no 17º Cartório Notarial de Lisboa. A sua inscrição como Instituição de Solidariedade Social foi requerida a 2 de fevereiro de 1987, no Registo Central das Instituições Particulares de Solidariedade Social.


A construção do 1º andar com vista à instalação do Berçário foi concluída e dedicada a Deus no dia 1 de Fevereiro de 1987.

O extracto dos Estatutos foi publicado no Diário da República nº 35, III Série, de 11.02.87 e a 23 de Março foi concedida a inscrição do Centro Social Baptista como Pessoa Colectiva. O reconhecimento da Instituição como uma Fundação de Solidariedade Social é publicado no dia 30 de Junho de 1987, no nº 147 do Diário da República, II Série. 


A abertura do Berçário e da Creche aconteceu no dia 2 de Setembro de 1987, com 5 crianças e 4 funcionárias, duas delas em regime de voluntariado. A 30 de Novembro desse ano foi celebrado o primeiro Acordo de Cooperação com a Segurança Social para 75 crianças em Creche e Jardim de Infância.


A enorme procura de vagas na Instituição levou a Igreja a ampliar as instalações existentes. Assim, em Fevereiro de 1988, no aniversário da igreja, foi levantada uma oferta com o objectivo de iniciar as obras. Esta oferta atingiu a importância de 932.156$00.

A 31 de Outubro de 1988 são celebrados dois novos acordos com a Segurança Social, para as valências de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.


No ano seguinte, a Igreja levantou oferta de aniversário para as obras de ampliação. Esta oferta atingiu o valor de 1.065.600$00. 


Ainda durante 1989, deu-se início ao trabalho espiritual com os idosos que frequentavam o Centro de Dia. Este ministério espiritual era realizado semanalmente com cânticos e estudo bíblico e visava proporcionar aos idosos o conhecimento do amor de Deus.

Em Setembro de 1989 e perante o aumento da procura, foi celebrado um novo Acordo de Cooperação com a Segurança Social, para a Creche e o Jardim de Infância, dilatando o número de crianças a 130.

As obras iniciadas no ano anterior ficaram concluídas em Fevereiro de 1990 e as instalações foram inauguradas com a presença do Sr. Ministro do Emprego e Segurança Social, Dr. Silva Peneda.

Em 1992 surgiu a oferta de um donativo com vista à aquisição de instalações para um Lar de Idosos. Esse donativo possibilitou a aquisição de um imóvel situado na Rua Luís Sambo, nº 20 na Agualva que, após realizadas as obras de adaptação adequadas, foi inaugurado a 6 de Dezembro de 1992. Este Lar tinha capacidade para 15 utentes do sexo feminino.


Logo no início deste ano, sob orientação do Pastor Daniel Pascoal, iniciaram-se histórias bíblicas semanais para as crianças. O objectivo deste ministério era ensinar à criança o amor a Deus e ao próximo como valores cristãos fundamentais.


No dia 10 de Novembro de 1997 foi celebrado um novo acordo com vista ao alargamento do número de utentes beneficiados pelo Apoio Domiciliário, passando para um total de 20 pessoas. 

A partir de 2001 passámos a contar com a colaboração do Pastor José Pinto Ferreira na coordenação de toda a área espiritual da Fundação. Apraz registar o desenvolvimento deste importante ministério da Instituição, assim como o acompanhamento que passou a ser dado pelo Pastor aos utentes, visitando-os nas suas enfermidades e acompanhando-os nos momentos de angústia, tristeza e desânimo.

Face ao desenvolvimento e consequente aumento estrutural da Instituição é decidido contratar um Director de Serviços a tempo integral. Para tal função é convidado o seu Presidente Substituto, Sérgio Gomes que assume esta tarefa em Fevereiro de 2001. 

Para além dos já mencionados, muitos foram aqueles que passaram pelos Órgão Sociais da Fundação, entre eles: Bertília Pires, João Almeida Paulo, João Simões, Joaquim Ladeira, Severina Rocha, Raquel Pascoal, Joaquim Sarzedas e Isabel Gonçalves.


Desde 2012 que a Fundação apoia a Crescer na Palavra - Associação Cristã de Educação, com a qual tem vindo a estreitar um relacionamento de cooperação com vista à criação de uma escola de inspiração evangélica cristã, de língua portuguesa em território nacional.


Actualmente, a Instituição tem uma equipa de 35 funcionários, 1 médico, 1 professora de música e 1 professora de trabalhos manuais, tendo em vista a realização da prestação de serviços a 41 crianças na Creche, 89 crianças no Pré-Escolar, 20 clientes no Apoio Domiciliário, 25 no Centro de Dia e o apoio alimentar com cabazes mensais a cerca de 30 famílias, através de um Programa Alimentar a Famílias Carenciadas.


Muita coisa mudou desde o dia em que a Fundação pôde abrir as suas portas para servir a Deus e ao próximo. Como crescemos! Muitas vezes com dificuldades, mas nunca nos sentimos sozinhos, pois sabíamos e sabemos que Deus está sempre connosco dando-nos o ânimo, a sabedoria, o discernimento e as soluções.


Estamos gratos a todos quantos contribuíram para o sucesso da Instituição, quer sejam pessoas ou entidades oficiais, porque reconhecemos o seu empenho, dedicação e serviço. Mas a glória e a honra pela existência do Centro Social Baptista pertencem a Deus somente. Tudo o que foi realizado foi pelo Seu poder, a Sua sabedoria, a Sua orientação e a Sua provisão. É também a Ele que confiamos o nosso futuro. 


“Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Teu nome dá glória por amor da Tua misericórdia e da Tua fidelidade.” Salmos 115:1


Share by: